Turbine seu hidratante com os ingredientes certos.
A especialista dá dicas para o produto penetrar melhor e aponta os erros clássicos
Óleo disso, loção daquilo, fórmulas e mais fórmulas com cheiro de flores e frutas, sozinhas ou misturadas. O que não faltam são opções para manter a pele hidratada, mas tanta diversidade, para muitas, ainda não é suficiente. E para saciar esse desejo, conversamos com a DERMATOLOGISTA LÍGIA KOGOS, que contou quais as possibilidades de potencializar a ação do seu hidratante sem modificar a fórmula original dele.
MISTURADO, MAS NÃO JUNTO
Antes de tudo, é interessante conhecer as diferenças que precisam ser respeitas entre os produtos próprios para o rosto e os para o corpo. “NÃO ACONSELHO A ACRESCENTAR NADA AOS PRODUTOS FACIAIS, porque eles, em sua maioria, já possuem ingredientes sofisticados, como antienvelhecimento, refinadores, filtros solares, etc., que PODERIAM TER SUA FUNÇÃO ALTERADA COM ESSA FUSÃO. Já os hidratantes do corpo, usualmente não têm tantos ativos sofisticados como clareadores, tensores, vitamina C, etc”, diz a dermatologista.
Como praticidade resolve a vida, nada de poções mágicas. Se você está disposta a acrescentar um determinado ingrediente, que seja algo fácil de encontrar, não é mesmo? Sendo assim, “GOTINHAS DE ÓLEO DE AMÊNDOAS, GLICERINA, SILICONE OU VASELINA LÍQUIDOS E ATÉ AZEITE DE OLIVA SERVEM”, conta a médica.
O maior alerta mesmo vai para misturas que podem estragar seu produto e não trazer benefício algum para sua pele. “NÃO PONHA NADA DENTRO DO MESMO
FRASCO, PORQUE A AÇÃO DO HIDRATANTE PODE ACABAR NEUTRALIZADA. Muitos hidratantes possuem filtro solar, que pode ser diluído em contato com outra substância. Os com fórmulas tensoras, também conhecidos como de ‘efeito cinderela’, quando entram em contato com óleos, como o de amêndoas ou ampolas de vitaminas A e E que também são oleosas, podem ter a película responsável por esse efeito quebrada” explica a Dra. Ligia.
PARA COMBINAR
Conheça algumas opções que, junto com seu hidratante, vão deixar sua pele belíssima.
ÓLEOS
Você pode escolher do mais popular, o de amêndoas, até o que você menos esperava, o azeite oliva. “Pode usar óleos vegetais, naturais e minerais, basta ter cuidado com aqueles que têm um cheirinho mais característico. Os minerais em específicos são bons por serem estáveis, ou seja, não apresentam mudança de consistência, propriedade e odor, apesar da dificuldade de se misturarem a outros produtos. Todos possuem um ótimo poder de lubrificação”, salienta a expert.
VASELINA E GLICERINA
Ambos também são ótimos lubrificantes. Segundo Kogos, “vaselina, glicerina e produtos derivados, não penetram pele adentro, protegem apenas aquela superfície. Além disso, são produtos estáveis, ou seja, não mudam a consistência ou o odor”.
SILICONE
Não se mistura com muita facilidade, mas também é uma opção bem estável, além de ter ótima espalhabilidade. “Eles dão a sensação de muita lubrificação, mas sem deixar a pele oleosa, melada, grudenta. Para dar mais conforto, escolha aquele com dimeticones na fórmula, que permitem a evaporação da parte oleosa e deixam apenas a película protetora”, explica a dermatologista.
HORA DA MÁGICA
NO CORPO
Em zonas muito ásperas, de pele mais grossa, onde a camada de células mortas é bem espessa, como pés e cotovelos, “uma maneira de potencializar os hidratantes é PASSAR O PRODUTO E ENVOLVER EM PAPEL FILME OU EM UMA MEIA DE TECIDO SINTÉTICO. Na hora do banho, dá para passar uma bucha nos cotovelos e joelhos ou pedra pomes também nos pés e calcanhares”, orienta a especialista. Ela continua: “aplicar após um banho quente impulsiona a penetração, já que os poros estão abertos. Um banho de banheira com óleo na água é uma ótima pedida”.
NO ROSTO
Dra Ligia dá a dica: “para potencializar, LAVE O ROSTO COM ÁGUA MORNA PARA QUENTE, enxugue rapidamente e em seguida passe o hidratante. Ele irá penetrar melhor pela vasodilatação temporária, mas que dura o tempo suficiente para o produto entrar bem”.
ASSIM NÃO É LEGAL!
Entre os maiores erros em relação ao rosto, há o exemplo de pessoas com poros dilatados, acne, e que mesmo assim têm sensação de ressecamento. “A culpa é das glândulas sebáceas que mandam aquilo de dentro pra fora. ELAS ACABAM PASSANDO HIDRATANTE PARA MELHORAR, QUANDO NA VERDADE SÓ AGRAVA O QUADRO” diz a especialista.
Pessoas com acne pelo corpo, usualmente acham que têm pele sensível. Segundo a profissional “O ERRO ACONTECE QUANDO ELAS USAM SABONETES
HIDRATATANTES, que causam mais obstrução ainda. Melhor investir em produtos adstringentes”.
Cuidado com os hidratantes mais gordurosos. “ELES TAMBÉM PODEM CAUSAR FOLICULITE, por conta dos poros obstruídos”, alerta a dermatologista.
Fonte - Daquidali