What's: (14) 99820-1997
Dupé Calçados
Atendimento
Loja 1: (14) 3432-3556
Loja 2: (14) 3413-7160
What's: (14) 99820-1997
Home
Crediário
Quem Somos
Notícias
Localização
Trabalhe Conosco
Contato
  Localização Loja 1: Rua São Luiz, 679 - Centro Marília/SP
Loja 2: Rua São Luiz, 625 - Centro - Marília/SP
Tudo em até 10x sem juros no cartão ou crediário facilitado. Aproveite nosso crediário facilitado, rápido e sem burocracia!
Quando surgiram os calçados?!
postado em 29/06/2018
Os calçados não são bem uma novidade, eles são na verdade muito antigos, mas de quando? Vamos descobrir juntos?!
Se a pergunta fosse: “Por que surgiram os calçados?” essa nossa conversa seria bem curta, afinal, como praticamente todas as coisas inventadas que facilitam a vida, os calçados também nasceram da necessidade.

 Mas quando, hein?!

Essa é uma daquelas incógnitas gostosas de tentar solucionar, que não tem uma origem exata, mas,  ninguém disse que não poderíamos viajar por um pouco de história.
Há quem jure que os primeiros sapatos tenham nascido lá no Antigo Egito, não está de todo errado viu, por lá os homens poderosos usavam sandálias de materiais diversos como  palha, papiro ou de fibra de palmeira, eles andavam mesmo descalços e só usavam as sandálias se necessário, Tutankamon usava simples sandálias de couro, mas os enfeites eram de ouro, quem não gostaria de um modelinho básico desses.

A arte de curtir couro é muito antiga, e como os egípcios aparentemente foram os primeiros a dominá-la acredita-se que os calçados tenham sido criação da coleção primavera/verão de um dos faraós, mas, tem bem mais história antes disso.
 
 
Pasmem meus caros, pinturas em “CAVERNAS” da Espanha e do sul da França, cerca de 10 mil anos antes de Cristo, o homem já usava tipos bem rudimentares de sapato, isso mesmo, dá para acreditar?!
No período Paleolítico os homens já produziam ferramentas, e usavam algumas para raspar as peles de animais e fazer peças de vestuário, dentre elas os sapatos, isso mostra que a arte de curtir couro é bem mais antiga do que imaginávamos, bem anterior as câmaras do Egito Antigo, além do couro de animais, os calçados pré-históricos também eram feitos com folhas, cascas de árvores e cipós.
 


 
Dando um salto na história, indo para as civilizações Greco-Romanas os sapatos passaram a significar distinção social, ou seja, você conhecia a classe social de alguém pelo que ela usava nos pés.
Você deve estar se perguntando, como isso acontecia não é?!
Vamos dar alguns exemplos!
 
A Grécia foi responsável por criar um sapato especial para cada pé, isso foi ótimo, em contraponto os escravos por lá eram obrigados a andar com os pés desprotegidos, ou seja, descalços. Em Roma os cônsules usavam sapatos brancos (que, aliás, voltou com tudo hein), enquanto os senadores usavam sapatos marrons, e as legiões usavam botas de cano curto, uma ankle boot da época.

 

 
Uma curiosidade, quem começou com essa moda de salto alto foram os homens, sim, e tudo por conta de um rei baixinho, Luís XV, devido a baixa estatura, encomendou sapatos de salto e esses viraram moda, na idade média já existiam sapatos plataformas altíssimos, desde o renascimento, mas quem trouxe esse legado de fato foi o reizinho.


No século XVIII com a revolução industrial, o sapato passou a ser produzido em maior escala, e se tornou mais acessível, mas foi já no século XX que a borracha e materiais sintéticos superaram o couro em sua fabricação, e aos pouquinhos os calçados foram se tornando o que conhecemos hoje.
Existe muito mais história sobre essa peça que adoramos, e logo logo prometemos trazer mais curiosidades.
Valeu a viagem, não é mesmo?!

 

Instagram
© 2021 - Dulpe Calçados. Todos os direitos reservados.
Vitoni Calçados LTDA.
CNPJ: 04057075/0001-60
Rua São Luiz, 679
StrikeOn